27 junho 2010

MANDALAS NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS







As mandalas sempre são associadas ao oriente e suas religiões, no entanto, este padrão é mais antigo que o próprio ser humano.
Não se sabe quando nem porque, mas em certo momento, o homem se viu fazendo rabisco e sinais de defesa, proteção e invocação de seus “deuses” e atribuíram a estes símbolos poderes mágicos ligados a natureza e suas entidades.
O primeiro elemento é o ponto que evolui para um círculo, espirais, retas, triângulos, quadrados e infinitas formas geométricas. Já disse um sábio que “ o universos geometriza”   
Nos ritos e tradições de muitos povos antigos considerados pagãos, pela igreja católica, eram usados por iniciados em magia, vários símbolos místicos que estão presentes no hinduísmo, islamismo, judaísmo, nas religiões do Tibet, no Budismo e muitos são conhecidos por IANTRAS ou MUDRAS. Os povos indígenas tanto da América do Norte, do Sul, da Austrália e os africanos também os usam há milênios em suas tradições e rituais de cura, magia e invocação ao mundo espiritual.
No ocidente não poderia ser diferente,porque herdou todo este conhecimento ancestral através das inúmeras civilizações e povos que emigraram de um continente para outro, das guerras e seus escravos e a miscigenação das raças.Este legado é passado de geração ageração, está no nosso subconsciente.Eu tenho uma teoria, e no próximo artigo iremos mais além,além das ESTRELAS.

Nenhum comentário: