27 junho 2010
MANDALAS NO COTIDIANO
As mandalas estão presentes no nosso cotidiano em várias ocasiões, invisíveis ao um olhar mais apurado e consciente mas, perfeitamente presente no inconsciente coletivo.
Eu vejo as mandalas no formato das galáxias, do sol, na disposição das pétalas de inúmeras flores.
Ao cortar uma laranja, um limão ou na metade de uma melancia, vejo no desenho das sementes, polpa e casca, o mesmo padrão desenhado pela natureza. E que dizer do olho? E os cristais de gelo, e as ligações químicas dos átomos somente visíveis diante de um microscópio? Quem não admira os belos pisos e azulejos que decoram milhões de residências em todo o planeta? A maior parte dos desenhos são lindas mandalas, assim como nas grades de ferro para janelas e portões.
Porque será que estes padrões são tão universalmente usados? Qual a tradição dos ferreiros para usarem verdadeiros alfabetos mágicos em suas grades? As igrejas também não ficam de fora, observem o piso de suas naus, os vitrais de janelas que formam verdadeiras rosáceas, influência de outras civilizações, de outras eras inclusive.
No vestuário, nas tapeçarias, quadros,e logomarcas as vemos tão inocentemente estampadas que passam despercebidas,mas estão lá,
AS MANDALAS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário